Aplicar online para VISA do Canadá

13/05/2017 17:25

Dicas para quem está nos EUA e ainda não tem o Visa para ir ao Canada, necessário para ir ao Alasca

Quando saímos do Brasil, em Janeiro/2017, não tivemos tempo hábil para fazer o visto para o Canadá por lá. Viemos com a expectativa de ir a algum consulado aqui nos Estados Unidos e fazer pessoalmente. Mas acabamos descobrindo que somente é possível fazer em Los Angeles ou em Nova Iorque, ou online. 

Como as regras para entrada no Canadá estavam para mudar em maio/2017, e não falava nada muito claro sobre a necessidade de visa ou não, em nossa situação (entrar no Canadá por terra em um RV), decidimos esperar e ver se seria mesmo necessário. 

Final de abril/2017, finalmente o consulado do Canadá atualizou as informações deixando claro que somente para passageiros que entrassem no Canadá por via aérea e que já tivesse um visto norte americano válido poderia fazer um eTA - Electronic Travel Autorization, alguns dias antes da partida. Todos os demais casos, ainda precisavam ter um visto canadense válido.  Veja o site para informações completas: Visa Canadá

Então, mãos à obra!

 

Fizemos a aplicação online e foram 24 dias para aplicar, enviar e receber o passaporte.

 

Valores Pagos para 2 passaportes: R$ 847,00

$ 200 dólares canadenses para aplicação online: R$531,00

$ 65,20 dólares americanos de VAC fees : R$225,00

$ 26,60 dólares americanos de correios (4 Priority mail): R$ 91,00.

 

Esperamos que este passo a passo lhe seja útil.

 

Passo a passo para aplicar para o VISA canadense:

 

Algumas considerações importantes antes de fazer a aplicação online:
  • Precisa ter um passaporte e, de preferência com uma validade considerável, pois o visto terá a mesma validade do passaporte;
  • Use uma máquina o Adobe Reader, para poder abrir e preencher os formulários PDF, orientação do site do Consulado do Canadá;
  • Tenha uma máquina com câmera, ou como digitalizar todos os documentos para envio,
  • Tenha cartão de crédito desbloqueado para compras internacionais, para pagamento das taxas;
  • Dependendo das informações que você preencher ao fazer o Teste de Elegibilidade, o próprio site vai lhe dar a relação de documentos que precisa enviar.

 

1- Fazer o Teste de Elegibilidade

Antes de iniciar com uma aplicação online você precisa fazer um teste de elegibilidade. Acesse o site: http://www.cic.gc.ca/english/visit/visas.asp

Algumas perguntas definem se você se enquadra no perfil requerido pelo governo canadense e ao final você sabe se está elegível para aplicar.

 

2- Criar uma conta GCKEY

Para iniciar com uma aplicação online você precisa criar uma conta no website do consulado canadense, para poder ter acesso a suas informações e não perder os dados caso precise parar e dar continuidade em ouro momento.. O próprio website vai lhe informar o momento de criar a conta antes de dar continuidade.

Para acessar e criar a conta diretamente, acesse: http://www.cic.gc.ca/english/e-services/account.asp.

 

3- Aplicar online e criar a sua lista pessoal de documentos (Checklist)

Após criar a conta, você vai responder outro questionário para definir quais documentos precisará apresentar.

No próprio checklist tem os links para baixar os formulários.

 

Por exemplo, se você já tem o visto americano (nosso caso) a lista é a que segue:

  • Formulário IMM5257E– Individual – necessário para todos os que estão solicitando
  • Passaporte
  • Formulário IMM5713 – Familiar – no caso de mais vistos solicitados na mesma aplicação
  • Foto digital (instruções: http://www.cic.gc.ca/english/pdf/photospecs-e.pdf)
  • Formulário IMM5707 – informações familiares
  • Travel History (cópia dos carimbos de viagens, vistos de outros países)
  • Certidão de casamento (mandamos em português).

 

4- Baixe os formulários da sua checklist e preencha para dar continuidade

Importante observar todas as informações e datas (invertidas) para evitar erros – você não pode alterar depois que submeter a aplicação.

Não estranhe porque há formulários que o site faz a validação após o preenchimento antes do envio para gerar um código de barras.

 

5- Envio dos documentos online (Upload dos documentos)

 

Alguns pontos importantes antes de enviar os documentos:

  • Digitalize os documentos solicitados para envio - você só pode mandar um Word ou o Adobe)
  • Você precisa fazer upload de todos os documentos solicitados para continuar a aplicação.
  • O tamanho máximo para cada arquivo é 4 MB, nos formatos PDF, JPG, TIF, DOC, DOCX.

Upload dos documentos:

O envio é simples, depois de tudo preenchido e preparado é só clicar em Upload File para cada documento da Lista:

 

E em seguida selecionar o arquivo e Upload File, novamente:

 

6- Pagar a taxa do Visto Canadense

Depois que você enviar todos os documentos, aparece a taxa a ser paga.

Clicando em Next você poderá fazer o pagamento.

O valor é de $100 dólares canadenses por solicitante.

Faça o pagamento e guarde o seu comprovante.

 

Clique em Next e vai abrir a página para fazer a sua assinatura online (uma vez que você não assinou nenhum formulário, esta será a sua assinatura eletrônica).

 

Após, aparecerá para você a mensagem de aplicação enviada e paga.

 

7- Tempo de espera

Você vai receber uma mensagem confirmando a sua aplicação.

Em seguida eles irão processar sua aplicação e lhe enviar outro e-mail dizendo se sua aplicação está tudo certo ou se precisa enviar mais algum documento:

Importante:

  1. Caso tudo esteja certo, eles orientam a não enviar o passaporte enquanto não for solicitado.
  2. Voce pode ver o tempo de espera clicando nos links da mensagem.

 

Se tudo estiver certo com sua aplicação, você vai receber outra mensagem solicitando o passaporte em alguns dias:

 

 

8- Enviar o passaporte para o VAC

Esta é a parte mais simples, mas ao mesmo tempo a mais enrolada:

Acessando o link: www.cic.gc.ca/submit que consta na carta, você vai precisar:

  • Definir para onde quer que seu passaporte seja enviado (VAC), conforme você informou no formulário da aplicação, o seu local no momento.

Isso é importante:

Entre no País e defina para onde vai enviar (caso tenha mais de um local).

No nosso caso, United States, oferece 2 opções e escolhemos Los Angeles.

Você terá neste local a lista de instruções para envio do passaporte.

 

 

Você precisa definir se vai levar o passaporte pessoalmente ou vai enviar pelos correios.

 

Documentos necessários para envio pelos correios (Post Office) nos Estados Unidos:

Uma cópia da carta que você recebeu, solicitando o envio do passaporte

O seu passaporte (por garantia faça uma cópia dele) válido e com uma página em branco para colar o VISA.

A cópia do pagamento da taxa do VAC para o envio do passaporte (pode ser paga por Order Money (eu explico abaixo) no Post Office, mas a cópia terá que ser feita em outro lugar).

Preencher as primeiras duas páginas (caso esteja fazendo online e sozinho) do Formulário VAC consente form, imprimir 2 cópias e assinar.

Um papel extra com seu nome, telefone e email e o endereço completo do local para o retorno do seu passaporte (tem no formulário acima, mas nas instruções do VAC pedem para incluir este papel.

 

No link : http://www.csc-cvac.com/en-US/selfservice/cvac_application_processing  você tem os passos para fazer o envio para o VAC, mas no STEP 2, tem algumas instruções importantes:

Não use o FedEX, eles não aceitam, use o USPS, e escolha o envio Priority Mail,  (3 dias), que custa $6 dólares; o envio Express (1 dia) é $21 dólares.

No Step 2 terá o endereço para onde você deve enviar o Money Order, anote este endereço.

Verifique o valor das taxas (VAC Fees): neste caso, $31,40 para cada passaporte.

 

No correio (Post Office):

1- Pagar a Money Order*

  • Solicite uma money order nos valores das fees multiplicado pelo número de passaportes a serem enviados.
  • Preencha a money order, com seu nome, identifique que é “VAC fees” e com o endereço de envio da money order para o VAC que você solicitou.
  • Destaque seu comprovante e faça uma cópia do documento a ser enviado.
  • Coloque seu money order em um envelope para enviar para o mesmo endereço acima.

 

2- Enviar os documentos:

  • Prepare (com FROM/TO: seu endereço e do VAC) um grande envelope para enviar todos os documentos (enviamos os dois passaportes juntos).
  • Prepare dois envelopes pequenos (com FROM/TO: endereço do VAC e seu endereço) para receber os passaportes (em separado).
  • Para cada passaporte enviado se certifique de enviar junto:
  1. O envelope, que precisa ser pré-selado (pre-paid),
  2. A cópia do pagamento da VACfee, o recibo da money order,
  3. As 2 cópias do formulário consente VAC,
  4. O papel com seus dados
  5. A cópia da carta recebida solicitando o passaporte.

Coloque tudo em um envelope só e envie. Serão pagas 4 cartas e enviadas duas.

Você vai receber um recibo com o trecking number, para acompanhar o envio dos dois envelopes (o com os passaportes para o VAC e o do envio das money order). Com eles, para se assegurar que seu passaporte chegou no destino é só acessar o site dos correios (constante no recibo dado pelo post office) e acompanhar.

No nosso caso, enviamos em uma sexta-feira e chegou na segunda-feira seguinte.

 

9- Aguardar a confirmação de recebimento e validade e retorno do passaporte:

 

Três dias depois, recebemos essa mensagem em nossa conta no website do Canadá:

 

 

Aplicação aceita e passaporte aprovado, agora é só esperar o passaporte retornar com o VISA. O nosso passaporte chegou 10 dias depois.

Fizemos a aplicação online e foram 24 dias para aplicar, enviar e receber o passaporte.