Costa Rica

Um país caro!

Seguimos para a aduana e imigração da Costa Rica. Limpa e organizada. Sem guias, explicam tudo, cópias necessárias e carimbos, seguro e tudo está certo. Podem seguir. Detalhe importante, sempre temos que fazer um seguro por 30 dias, apesar de todos os países darem 90 dias. Estávamos pagando entre U$ 5 a 15 dólares, mas aqui na Costa Rica, como é primeira vez, tive que fazer um seguro para 90 dias por U$ 35.

Ingressamos e não sabíamos onde ir. A Jane tinha umas coordenadas do Basecamp, porém eu sempre vou orando e pedindo que Deus nos dê o lugar certo. Após uns 2 km da fronteira, viu um lugar, um hostal Villagirre Cabañas Plaza Canoas, com estacionamento. Parei e fui conversar com a dona, Marizel. Ela nos recebeu, acertamos o valor. Conversamos com ela, pois seu marido faleceu há 6 meses, após cinco anos lutando contra o câncer. Falamos do amor de Deus e oramos com ela.

Caiu uma forte chuva de verão e refrescou a noite, foi melhor para dormir.

Parque Nacional Ballenas

Seguimos Panamericana, ela foi ficando melhor a cada metro. Chegamos a uma pequena cidade com um bom supermercado e fizemos uma pequena compra de comida. Conhecemos um casal de canadenses que ficaram encantados com nosso carro.

O Camping El Tecal oferece uma boa estrutura. O proprietário é americano e vive nos EUA, e este foi o camping mais bem cuidado e com estrutura que ficamos até agora. Nos instalamos e fomos nos refrescar na piscina.

Final de tarde fomos conhecer a praia, e fomos surpreendidos por uma guarita que nos informou que tínhamos que pagar a taxa de U$ 6 dólares por pessoa para entrar.  Como estava tarde ele iria nos deixar passar sem cobrar, mas se retornássemos no próximo dia teríamos que pagar. Ali descobrimos algo que nos desencantou um pouco com a Costa Rica: embora seja um dos destinos preferidos dos norte-americanos, turismo é caro por aqui! Os estrangeiros precisam pagar para entrar em quase todas as praias que ficam nos Parques Nacionais. Valores variam de U$ 6 a U$ 12 dólares por pessoa/dia!  

Praias da Costa Rica

Acordamos cedo e saímos. A região é de muitas praias e o turismo nesta região da Costa Rica oferece tour pela selva costeira para ver macaco, iguana, araras e fazer canopping. Paramos em um local de artesanias para comprar nossa bandeira adesiva da Costa Rica e seguimos.

Depois de passarmos por Puntarenas pegamos um longo trecho por parques de preservação e por uma região com vegetação rica e sem acostamento, o que dificultava a ultrapassagem. Depois de um longo dia quente e uma chuva de verão para refrescar, tínhamos um ponto antes da fronteira na cidade de Guanacaste chamado El Delfino

E o engraçado é que o comentário dizia para não estranhar a entrada pois parece um lugar abandonado. E realmente quando entramos pensamos que não havia ninguém, porém estávamos errados e fomos atendidos nos instalamos.

Partimos em direção a fronteira passando pelo PN Guanacaste, novamente com uma rica e diversificada vegetação. Uma extensa fila de uns 2 km de caminhões nos assustou. Um despachante mandou que seguíssemos adiante ultrapassando os caminhões. Chegando na fronteira Costa Rica / Nicarágua e de novo, muitos despachantes vieram cercar nosso carro oferecendo seus serviços. Logo estávamos livres, mas para cada papel tem que pagar...

Leia mais em Fase I - Nicarágua.
Desenvolvido por - RPA Design