História do Projeto

29/04/2014 12:13

 

O Projeto "Rodando pelas Américas" foi gerado em dezembro de 2010, durante uma viagem com nossos amigos especiais Carlos Pimpão e Miriam Mesquita. Esta viagem inicial foi  planejada por dois anos e fomos inspirados por este casal, que já fez esta viagem diversas vezes a bordo de uma Kombi preparada por ele. Saiba mais em www.patagoniadecarro.blogspot.com.br/.

Foi ouvindo-os compartilhar das experiências anteriores e vendo as fotos e vídeos maravilhosos que fomos despertados á buscar mais do que já estávamos vivendo! Eles nos apresentaram uma forma rica e apaixonante de viajar: de carro, sem pressa e aproveitando cada lugar, admirando a paisagem, refletindo... ouvindo a voz de Deus em cada lugar, de uma forma totalmente nova!

Saimos dia 23/12/2010, descemos até o Chuy, depois Uruguay (Maldonado, Punta Del Este, Piriápolis, Montevidéu), Argentina (Buenos Aires, Santa Rosa, Neuquén, Bariloche, El Bolsón, Villa La Angostura) Chile (Osorno, Valdívia, Pucón, Santiago, Los Andes) e retornamos por Los Caracoles para Argentina (Mendoza, Buenos Aires),  depois Uruguay, até chegarmos ao Brasil (veja mais informações em Outras Viagens).

Em Bariloche, conhecemos outros viajantes, que se tornaram nossos amigos. Entre eles: Gerson “Cascatinha” Soares e sua família, um tal de Yguaçu Paraná (que este ano viemos a reencontrar em Curitiba), entre outros.

Seguimos sozinhos para o Chile e depois retornamos. Foram 23 dias maravilhosos! Mas na verdade foi difícil demais voltar pra casa. Foi quase uma tortura! E fomos tomados por um desejo enorme de fazer uma viagem mais longa.

Em 2011, tínhamos planos de ir até o Ushuaia pela primeira vez, mas abortamos em virtude do falecimento do meu pai. Fomos então até o Uruguay onde tivemos a grata alegria de reencontrar amigos e fazer novos amigos. Dentre eles o Roberto Larangeira que estava com sua esposa em sua Master (Renaux).

O Toninho descobriu que era o ‘carro perfeito’ para nós e insistiu para que eu fosse conhecê-lo. Muito relutante fui visitá-los. Mas diante de seu desejo de comprar uma dessas eu me mostrei irredutível, por achar muito fora do que podíamos ter. Mas, para o Toninho, este era o carro!

No final de 2012, sentimos que precisávamos de uma mudança. Fizemos uma viagem aos Estados Unidos, abertos a novas oportunidades e quando retornamos a oportunidade que se apresentou foi mudarmos para Curitiba. Sabíamos que seria por pouco tempo! Mudamos então, e foi vivendo neste ritmo de cidade grande que decidimos ir atrás dos nossos sonhos!

Havia muitas coisas que queriamos fazer e nos vimos, mais uma vez, presos á rotina do trabalho e a correria do dia a dia. Começamos a pensar que estamos casados há 23 anos, não temos filhos, já trabalhamos por tantos anos, temos uma vida estável... todo esse ritmo em que mergulhamosos parecia cada vez mais sem propósito! E foi por acreditar que Deus tem um propósito em tudo que entregamos nossos conflitos a Ele e descansamos.

Definidos alguns objetivos, metas para a realização desta viagem, começamos a pesquisar e nos preparar para este Projeto: fazer uma viagem de um ano, em um motorhome, pelas Américas!

Começamos a ler livros e sites a respeito de casais que fazem ou fizeram isso, e o desejo foi crescendo em nosso coração.

Alcançadas algumas metas, foi a vez da fase do desapego: se desfazer de um imóvel para custear o Projeto, quebrar os vínculos com o trabalho, contar a decisão para os familiares e amigos, enfrentando as mais diversas reações. E este foi um momento muito importante pois em casa situação dessas firmamos o nosso desejo.

E aqui estamos, nos preparando para esta que já é, sem dúvida uma viagem que mudou e ainda mudará muito nossas vidas! Estamos na expectativa de tudo o que Deus nos reserva neste tempo!