Livro de Efésios

26/05/2014 15:35

Dia 13/05/14  - Texto: Efésios 1:1-14 - Louvor: Ele Exaltado

 

Deus nos predestinou, como herança, sempre para Sua honra e glória a para vivermos conforme a Sua soberana vontade. Em toda Sua sabedoria e prudência quer nos ensinar a viver dependentes Dele, e quer que todas as coisas sejam voltadas e convergidas para glorificar o Seu nome, pois tudo Ele fez, tudo criou para que cada um de nós possamos viver a Sua plenitude em Cristo Jesus. Em louvor da Sua glória. Louvamos a Deus nesta manhã pela vida, e por ele ter nos trazido até aqui, o lugar que estamos e que nós cremos ser o lugar que Ele planejou. Amém.   

 

Dia 14/05/14  - Texto: Efésios 1:15-23  - Louvor: Grande

 

Paulo fala sobre a importância de pedir espírito de sabedoria e revelação, para conhecê-lo plenamente. Mas os versículos que nos chamaram a atenção foram os vs 18 e 19: 'Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.' Pois nos fala da importância de conhecermos a esperança do nosso chamado, contemplarmos a riquezas de Sua gloriosa herança e meditarmos no Seu poder que mostra toda Sua força ressuscitando  Jesus e lhe dando um nome sobre todo nome e autoridade sobre todos!

Tudo é possível! Podemos crer e confiar! Em Jesus tudo se completa, em toda e qualquer situação! Aleluia!!!

Oramos nesta manhã por nós e por todos os santos que nos vieram ao coração, pedindo este entendimento e revelação!

 

Dia 15/05/14  - Texto: Efésios 2:1-10

 

Meditando neste texto, hoje compartilhamos sobre a graça de Deus que nos alcançou! E sobre a simplicidade da palavra que faz convergir tudo a Cristo! Nada do que fizermos mudará a obra de Cristo! Porque deus nos amou mesmo estando mortos! e como diz o vs 4, por causa de sua rica misericórdia, e seu grande amor nos deu vida, pela graça, nos fazendo assentar com Cristo nas regiões celestiais.

Tudo é tão somente resultado do Seu grande amor por mim e por você! Sua graça nos alcançou, tão somente por meio da fé! A fé é o veículo condutor á salvação, em Jesus!  E a medida que nos tornamos mais parecidos com Jesus, praticamos não mais somente boas obras; mas as boas obras que glorificam Seu nome, e que são resultado da natureza de Cristo em nós!

Tudo vem dEle e volta pra Ele!!! A Ele a glória pra sempre! Amém!

 

Dia 16/05/14  - Texto: Efésios 2:11-22 - Não há nome tão doce como o Teu e Música Nova

 

Hoje tivemos um tempo especial! Compartilhamos sobre este texto e sobre algumas coisas que se passam em nosso coração neste momento!

Diante dos desafios e impasses fomos confortados por este versículo:

'Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. Pois ele é a nossa paz...' (Efésios 2:13, 14a NVI).

Relembramos dos capítulos anteriores que nos fala tão claramente do amor e da graça preciosa que nos alcançou e nos libertou!

Oramos e entregamos a Deus nossas dúvidas e conflitos, como para onde seguir, qual melhor roteiro para o momento, e sobre algumas coisas com o carro que deixavam o Toninho inquieto.

Depois toquei a música acima, e louvamos a Deus! E depois o Toninho pegou o violão e começou a tocar uma melodia, e o Espírito me deu uma canção nos textos meditados esta semana em Efésios 1 e 2:

 

'O teu amor, nos atraiu

O Teu amor nos resgatou

Nos deu alegria e perdão

E por Sua graça: salvação!

 

O Teu amor nos alcançou

O Teu amor, nos conquistou

Nos deu esperança e paz!

Nos fez da família do Pai

 

Grande é o Teu amor!

Lindo é o Teu amor

Nos revela mais de Ti, Senhor!

Nos inunda com Teu grande amor!

 

Dia 18/05/14  - Texto: Efésios 3:1-13

Neste texto Paulo nos anima a seguir no propósito no qual fomos chamados. Com seu testemunho, mesmo estando preso, expressa nessa cartas palavras de animo!!

Diante deste testemunho e diante do que Deus fez por nós e de tudo que Ele nos dá, não podemos nos acomodar, ou voltarmos atrás, quano olhamos as possibilidades que se apresentam a nossa frente!

Sabendo o que temos em Cristo 'de acordo com o eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor, por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nele'. (Efésios 3:11, 12 NVI), podemos seguir em frente!!!

Aleluia!

 

Dia 19/05/14  - Texto: Efésios 3:14-21 - O Teu Amor

Este texto nos revela o amor Cristo, fala da oração de Paulo por todos os santos pedindo que sejamos fortalecidos!

Compartilhamos sobre como é importante saber que somos guardados pelas orações dos que nos amam!

Grande é o nosso desafio de compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento! E somos desafiados a buscar conhecer a dimensão do seu amor! Para que  sejamos cheios de toda a plenitude de Deus.

E o versículo que nos encheu o coração: 

" Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, (Efésios 3:17-20 NVI).

Tivemos um tempo preciosos de lembrarmos dos nossos amados familiares, irmãos e amigos e intercedermos por eles!

Á Ele seja a Glória!

 

Dia 20/05/14  - Texto: Efésios 4:1-6

Paulo nos orienta a viver de maneira digna, ou condizente com a vocação que recebemos, ou com o chamado recebido.

Isso implica em apresentar algumas características em toda situação:

- humildade - tão importante em todo lugar e momento, é considerar-se menor que o outro.

- doçura- em situações onde não somos bem recebidos, ou tratados, mostrar doçura é um desafio, mas pode mudar totalmente uma situação!

- paciência -  precisamos considerar que nos estamos em um ambiente com o qual não temos familiaridade com a geografia, com a cultura, temos dificuldades com a língua, e para obtermos algumas coisas, paciência é fundamental!

- suporte uns para os outros, em amor - isso fala de nós, nosso relacionamento e as reações adversas que temos em cada situações!

Nos pede ainda que façamos todo o esforço, o que significa que requer de nos uma ação e que não é fácil, mas possível, para conservar a unidade do espírito, pela paz.

E completa dizendo que somos todos iguais, pois há um só corpo(o corpo de Cristo),  um só Espírito ( o Espírito Santo), assim como somos chamados para uma esperança só; um só senhor! uma só fé! batismo! e o mais importante um só Deus e Pai,, que é tudo em todos e sobre todos nós!

Este entendimento muda completamente a forma como vemos as pessoas ao nosso redor!

 

Dia 21/05 - Texto: Efésios 4:7-16

Neste texto podemos ver que os dons foram nos dado com um fim específico: nos preparar para a obra do ministério!

Objetivo: contribuímos para que o corpo de Cristo seja edificado, até que sejamos unidos na fé e no conhecimento do Filho de Deus, nos tornando mais parecidos com Ele!

Benefícios: sermos constantes e firmes na verdade, crescendo em todos os aspectos em Cristo! Isso nos guarda de sermos inconstantes e sejamos levados como crianças de um lado para o outro sem saber o que é certo!

Precisamos sempre lembrar que os dons são graca(presente, favor imerecido) concedida a nós, por Cristo! no Espírito!

Por isso a importância de deixarmos o Espirito nos usar e estarmos sensíveis á Sua voz!

 

Dia 22 e 23/05 - Texto: Efésios 4:17-32

Precisamos cuidar de não nos deixar levar por sentimento e pensamentos que não nos edificam, não nos fazem bem e nos fazem perder a paz!

Estar constantemente nos revestindo do novo homem, criado parador semelhante a Deus, renovando-nos no espírito, com justiça e santidade que provendo a verdade, é o caminho para não se corromper pelo engano!

Para isso precisamos observar alguns procedimentos e alinhá-los com a palavra.

São eles:

-Falar a verdade com o próximo. - a mentira traz inquietação!

-Quando se irar, acalmar-se e não pecar- isso é importante pois perdemos a paz quando não observamos isso e temos que consertar depois, então, é melhor evitar!

-Não furtar, mas trabalhar tendo como partilhar com quem tem menos!

-cuidar com as palavras que saem de nossa boca, trazendo edificação e graça aos que ouvem! (Um desafio: não murmurar)!

- Não entristecer o Espírito Santo, nosso fiel companheiro e conselheiro!

- Arranquem da bagagem( porque pesa demais e atrapalha) toda amargura, indignação, irá, palavras inúteis e más.

- levem em abundância (pois é extremamente leve e promove bem estar) bondade, compreensão, e paciência, para usar com os outros; perdão, indispensável para todo tempo e ocasião!

 

Dia 24/05 - Texto: Efésios 5

Neste texto vemos Paulo seguindo com seus conselhos para procurarmos imitar a Cristo, nosso padrão e referência, sempre!

-Amando, servindo, vivendo com santidade; sem cobiça, palavras sem sentido e propósito proveitoso; mas sempre com palavras de gratidão!

-Sendo bondosos, justos, e verdadeiros; sabendo o que agrada ao Senhor, expondo todas as obras á Luz da Palavra antes de participar delas; 

- Cuidar como vivemos, sendo sábios e aproveitando as oportunidades. Conhecendo a vontade do Senhor e enchendo-se do Espírito!

Como? O  vs19 responde:  "...falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo".

- Os maridos  amando suas esposas, observando a atitude de Cristo! Dando sua vida por ela!

-As esposas, observando a atitude esperada da igreja, se colocando sob a missão do marido e sujeitando-se a ele!

Nós compartilhamos como o exemplo negativo que tivemos em casa nos deu uma referência do que não queríamos em nosso casamento, e em como a observância desses papéis, nos deram estrutura para vencer cada uma das tempestades, e permanecermos unidos no propósito de não permitir que nada, a não ser a morte nos separe (ainda que, cremos que, temporariamente)!

 

Dia 25/05 - Texto:Efésios 6

Continuação do capítulo anterior, nos capítulo, os filhos, pais,  os servos e senhores são convidados a imitar a Cristo em seu proceder.

-Os Filhos, na obediência e honra aos pais, os pais, criando-os no conselho do Senhor, sem irrita-los!

- Os servos, trabalhando como para o Senhor, com respeito e sinceridade para com seus patrões, e com sinceridade de coração!  Aqui entra o fazê-lo todo o tempo e não só quando estão presente!

-os senhores ou patrões são convidados a tratar os escravos, ou empregados, da mesma forma. Sem ameaças, conscientes de que o que os diferencia é a posição somente.

E somos todos convidados a nos fortalecermos no Senhor! A usarmos a armadura de Deus, para podermos ficar firmes contra as ciladas do Diabo, resistindo no dia mau e permanecermos inabaláveis, conscientes de contra quem lutamos!

- Cingindo-se com o cinto da verdade; Vestindo a couraça da justiça; Tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz; Usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno; Usem o capacete da salvação; Espada do Espírito, que é a palavra de Deus. 

Este capítulo nos orienta a orar em todo o tempo e por todos os santos! 

A oração nos fortalece e sustenta, e guarda a vida dos que amamos!