Estados Unidos - Texas

O Sonho Realizado

Na imigração dos EUA, tudo muito limpo, sem aquele monte de agentes, e taxas e xerox que estávamos encontrando pela América central. Fomos a uma cabine, nos foi solicitado somente os passaportes, recebemos a indicação de onde parar o carro para inspeção, um agente veio e fomos com outro agente pagar uma taxa de U$ 12 dólares e fazer o trâmite do carro. Para nossa surpresa, não nos pediram minha licença internacional e nem o documento do carro. Nada, o agente pegou os passaportes, fez uns registros, pagamos a taxa e Welcome to EUA. Só isso, simples assim? Ainda ganhamos 7 meses para ficar aqui? Uau! Obrigado Deus!

Na entrada uma sensação de conquista invadia nossos corações. Estávamos extasiados com a sensação de estar nos EUA de carro. Chegamos... Não conseguimos acreditar! Depois nós fomos ao Rio RV Park para nos instalarmos. Chegando lá, o escritório estava fechado e fomos bater nos trailers para pedir ajuda. Nós encontramos um senhor que prontamente nos disse, estacione em qualquer lugar, aqui tem energia, ali tem água e ali banheiros e duchas. Amanhã vamos ao escritório e acertamos o pagamento. Ajeitamos tudo e fomos tomar um banho demorado.  

Reencontrando Amigos de Longa Data

A noite foi tranquila. Acordamos e lá pelas 10h já estávamos prontos para sair. Passamos no escritório e pagamos e saímos em direção a Austin. As rodovias são largas, duplas, triplas com velocidades máxima permitida de até 85 milhas, isso corresponde a 140 km/h. Mas depois de tanta reta, já estava monótono. Paramos para a primeira abastecida. Aqui nos EUA é quase tudo selfservice e o posto também!

Mais a frente paramos em um restaurante e pedimos um lanche e já aproveitamos a internet para dar notícias e falar com o Ricardo, pegar direção de como chegamos. Depois de tudo explicado nós seguimos. Com o GPS fora de ação, fomos pelo forever map, logo encontramos a casa do Ricardo e da Laurel. Que bom reencontrar os amigos! É sempre uma emoção reencontrar pessoas queridas! Amigos especiais! E ainda mais que quando saímos em 2012, compartilhamos sonhos que hoje estamos vendo realizados, como nosso retorno a casa deles (com nosso carro) e a construção da casa deles (que estava somente na planta), que ficou linda!

Muito papo para colocar em dia e um vinho para relaxar. Dormimos no quarto de hóspedes e foi uma noite muito agradável.

Acordamos com a Maia, uma doçura de menina vindo ao nosso quarto. O Ricardo logo apareceu e nos convidou para o café. Ele foi trabalhar e nós limpamos e organizamos o carro e ficamos na casa. Impressionante ver a Laurel cuidar de cinco crianças e da casa! Ela dá Homeschool para eles e tem a capacidade de dar a atenção necessária a cada um em seu nível de aprendizado. Uma pessoa extremamente calma, tranquila, organizada e firme! O resultado são crianças amáveis, inteligentes e educadas!

A noite Laurel preparou um delicioso jantar, comemos, jogamos sinuca, bebemos uma taça de vinho, conversamos, cantamos com o Ricardo no vocal, a Laurel no piano, a Janeh no vocal e eu no Violão, foi muito divertido!

Pela manhã fomos conhecer o escritório do Ricardo. Como o mundo é pequeno! Encontrei trabalhando no escritório do Rico um rapaz de Sorocaba. Interessante as coincidências da vida. Saímos do escritório e fomos comer algo, pois passamos o dia sem almoço. Retornamos para casa e o Ricardo tinha um casal de amigos de visita para o jantar.

Aniversário do Ricardo, as crianças já estavam de pé. Nós ensaiamos com elas para cantar 'Parabéns" em português e em inglês também e assim que o Ricardo acordou cantamos para ele. Passamos o dia resolvendo algumas coisas e quando retornamos o Ricardo já tinha chegado. Chegou um amigo e o irmão da Laurel para comemorar o aniversário do Ricardo. Conversamos um pouco, comemos um delicioso bolo que a Laurel fez e fomos dormir.

San Antonio

Fomos a San Antônio para visitar as missões e caminhar por riverwalk, um lugar inperdível! Fomos visitar a Mission San José, fundada em 1720 e concluída em 1782, de arquitetura espanhola. Conhecida como a "Queen of the Missions" foi quase totalmente restaurada, nos dando a visão de como viviam os jesuítas em suas comunidades há mais de 250 anos! um lugar histórico no Texas. 

Depois a San Antônio, mas antes paramos para comer no Cracker Barrel, uma ótima comida, sempre!   Um lugar lindo e muito agradável e com muita coisa para se ver! Com muito turista na rua e muita gente fazendo de tudo um pouco. Ficamos passeando na Riverwalk e jantamos por lá! Voltamos para Austin muito cansados e tarde da noite. As crianças chegaram dormindo já!

Um domingo especial

Fomos a Igreja e impressiona a qualidade de tudo, desde o estacionamento, café com Donuts na recepção, salão isolado da recepção com tratamento acústico, (um sonho meu). E dentro, som prefeito, iluminação e clima perfeitos. O louvor foi uma benção e a palavra também, resumidamente, "não se preocupe com as oportunidades que ainda não chegaram para você e não se preocupe com as que o seu próximo, irmão está vivendo. Viva o seu momento".

Depois, o Ricardo nos levou a uma churrascaria Brasileira. Foi tudo muito legal, muita qualidade, uma comida deliciosa! Mas ir a uma churrascaria brasileira sem estar no Brasil e como ir a piscina pensando que está na praia. 

Depois fomos a uma tradicional cafeteria no lago em Austin tomar um café, mas ninguém comeu nada, pois tínhamos acabado de sair da mesa do almoço. E a Janeh comentou que se ele continuar nos dando comida assim, vamos mudar o nome do nosso projeto para "Rolando pelas Américas" e rimos muito!!! 

Mais tarde o Ricardo comprou um Tour para toda a família e para nós, em um carro curioso, anfíbio que passa pelas ruas de Austin e depois faz um passeio pelo lago!  Saímos e voltamos ao lago e assim como andava na rua, entrou na água e saiu navegando. Deu um medinho no início, mas logo adquirimos confiança. Neste carro ganhamos um bico de pato que todos ficavam soprando e tinha o som de muitos patos, foi muito divertido. 

Cansados retornamos a casa e recebemos a visita de um casal de amigos do Ricardo. Ele é um jovem pastor e juntos cantamos muitas canções e tocamos violão juntos, foi um tempo show também.

Fort Worth - Reencontro com amigos

Hoje acordamos e nos preparamos para sair e ir para Fort Worth, pois Randy e família estavam nos esperando. O Ricardo ainda tentou nos convencer a ficar mais, mas nós precisamos ir e podemos voltar outro dia. Tomamos café com a família, a Laurel fez panquecas e ovos e foi um tempo muito bom! Essa família vai deixar saudades... 

Após orarmos juntos, entramos no carro e saímos em direção a Fort Worth. Um ventou muito forte fez muitas vezes com que eu buscasse o carro no acostamento. Ele vinha lateralmente e foi muito trabalhoso dirigir. Tentava nos manter na média de 65mph, quando o limite era de 70 mph, e todos os outros carros passavam voando por nós. É muito estranho você estar dirigindo a 120 km/h e todos passando muito rápido por você. Depois de 4 horas estávamos em frente à casa da Brenda e do Randy. 

Foi uma sensação muito boa chegarmos aqui, pois esse originalmente era nosso ponto final no projeto. Chegarmos nos EUA já foi ótimo, mas chegar em Fort Worth na casa do Randy e da Brenda,  foi especial. A Brenda veio nos receber e foi um tempo especial. O cheiro da casa me fez voltar no tempo, foi como se eu nunca tivesse saído em janeiro de 2013. Foi mágico. Saímos com a Brenda para buscar as meninas e foi especial também poder reencontrá-las e cumprir nossa promessa que iríamos voltar. Nunca imaginei que fosse desta forma, mas foi assim que Deus nos trouxe. Retornando a casa, o Randy já nos aguardava. Agora sim, todos juntos.

Mais tarde, falei com o Randy sobre algumas das necessidades do carro e saímos para tentar comprar um estabilizador para nivelar o carro. Retornando a casa, mostrei ao Randy a questão do carro, como funcionam as coisas, e ele tem energia 220 W. Para nossa surpresa, em 220 W tudo funciona! O carregador da bateria não sabemos, pois, a bateria está completamente baixa, então não temos certeza de que vai ligar, mas o restante tudo está funcionando. Bom, descobrimos que o problema está com a voltagem 110. 

Conversamos e colocamos a vida em dia. Após matar as saudades , enchi o tanque e até os banhos estão sendo tomados no Valente.

Acordamos e meninas, Katie e Desi vieram nos chamar para o café. A Brenda havia feito biscuits, o Randy preparou carne de veado com suco e café. Como é bom rever os amigos e sentir emoções tão marcantes em nossas vidas como foi o ano de 2012 quando viemos pela primeira vez aos EUA. Após o café conversamos um pouco sobre nossa viajem, eu e o Randy saímos para ir até uma loja que tem peças e acessórios para RV's. O Randy não sabe muito como fazer com a parte elétrica que está com problema, então fomos procurar alguém que possa dizer onde exatamente está nosso problema e então partir para comprar o que precisa ser comprado.

Retornamos e fizemos almoço a moda americana, salgadinho, queijo, presunto, pão... Acho que se ficarmos muito tempo aqui vamos mudar o site para "Rolando pelas Américas" mesmo! Conversamos mais sobre a viajem e fomos assistir um filme na casa com as meninas.

No horário para ir para a reunião da igreja, estávamos ansiosos para reencontrar os irmãos que conhecemos em 2012. Chegamos à casa da Katy e do Brandon, um lindo apartamento com uma vista para um pôr do sol de arrepiar. Comemos com os irmãos, eu, a Jane e o Randy conduzimos o Louvor, e depois o Randy Chunn pediu para que nos falássemos de nossa viagem, do que Deus tem feito.

Como foi precioso reencontrar os irmãos e saber que oravam por nós e estavam nos esperando! Oramos e retornamos a casa. A Brenda disse que Deus falou muito através de nosso testemunho, e só podemos dar glórias a Ele por isso!

Tex Fair

Essa feira acontece desde 1932 e é um grande evento que recebe gente de todo o Texas, durante três semanas, todos os dias da semana. A primeira impressão, como tudo por aqui impressiona, muita organização e limpeza. Andamos o dia todo, das 10h até as 21 h aproximadamente. 

A noite o parque de diversão toma uma outra dimensão. Com tantas cores e luzes de fazer qualquer adulto se emocionar. Nada parecido com o que vemos no Brasil e outros países da América do Sul e Central. Os brinquedos parecem novos e recém instalados. Uns mais loucos do que os outros, haja imaginação para fazer tanta coisa girar para todo lado. Vimos shows de animais, feira de carros, andamos em um simulador de um Dodge charge, entre outras atividades. 

Definir o que fazer com o Valente

Hoje foi o dia de receber a visita do técnico para ver o que vamos fazer no nosso carro. Ele ficou impressionado com o projeto e acabamentos, mas disse que não teria como mexer pois o sistema brasileiro é bem diferente do padrão americano. Para modificar tudo custaria uns U$ 1500 dólares. Isso é o preço de um conversor novo no Brasil. Nos deu muitas dicas, cobrou sua hora e visita e foi embora. Eu e o Randy ficamos conversando e pesquisando na internet para saber o que fazer. São muitas as opções, e vamos ter que pensar. 

A noite nós assistimos um filme do velho oeste com pipoca. E depois ficamos ainda até depois de meia noite conversando. Foi um tempo bem especial.

Hoje no café o Randy sugeriu que saíssemos para comprar uma nova bateria para o carro e comprar alguma coisa para o isolamento térmico também. Organizamos uma agenda e fomos atrás do equipamento, Tem muitas opções para fazer a mesma coisa, isso faz com que o Randy faça muitas pesquisas. Eu escrevi ontem para a empresa que fabrica o nosso conversor para tentar comprar peças e

 arrumar o nosso, mas não recebemos resposta. O isolamento, decidimos comprar um com lã de vidro e um material refletivo. Fizemos uma visita a loja Lower's, e dá para chorar lá dentro. Chegamos em casa e fomos almoçar, a tarde tentar trabalhar um pouco.

A tarde colamos o material atrás da porta para um melhor isolamento acústico e térmico e depois fomos explorar o conversor. Para a janta, a Janeh comprou um salmão e preparou para nós, uma receita que aprendeu com a Laurel do Ricardo, quando viemos aos EUA a primeira vez! E a Brenda fez os seus deliciosos Cookies!

Hoje minha mãe faria 66 anos! Saudades enormes encheram meu coração! Lembrar dela é sempre uma boa lembrança, mas a lembrança de sua ausência é sempre dolorida. Conversei um pouco com minhas irmãs para amenizar as saudades... sempre resolve!

Nos dias seguintes que ficamos na casa do Randy, em Fort Worth ficamos envolvidos com os ajustes no Valente.

Quando abençoar é uma benção

Bárbara, vizinha da Brenda, precisava de alguém para limpar as janelas da casa e alguém para cortar a grama e veio falar com a Brenda sobre isso. Como estávamos disponíveis, dissemos que faríamos. A Jane fez o trabalho interno e eu externo. Para mim foi um tempo bem especial pois, depois de cinco meses sem trabalhar, fazer algum tipo de trabalho foi muito gratificante. Em especial porque o seu esposo está doente não podendo realizar esse tipo de trabalho em casa, e mesmo com toda a sua idade e limitação durante os três dias que trabalhei na casa deles ele insistiu em ajudar.  Para nossa surpresa, recebemos por esse trabalho U$ 400 dólares!

Hora de Decidir

O Randy estudava e pesquisava uma forma de arrumar nosso carro. Foram dias de pesquisa na internet e em livros. Eu tentava um contato com o Brasil para tentar substituir alguma coisa no nosso conversor, mas sem respostas. Enquanto as pesquisas do Randy avançavam. Então, decidimos comprar tudo novo, conversor, carregador da Bateria, inversor, cabos e bateria nova, e aí, a empresa do Brasil respondeu, mas já era tarde! Nós fizemos um sistema completamente novo! No que eu podia ajudar ao Randy estava por lá, quando não podia, varria o quintal, limpei a marcenaria, arrumei as gavetas de ferramentas e brinquei com as Meninas, Katie e Desi. Basquete, futebol, bike e outras coisas que me distraia e tirava elas de dentro da casa, pois a Brenda e a Jane estavam limpando e organizando.

Aniversário da Janeh

A Janeh fez 45 anos! Leia mais em Comemorando 45 Anos na estrada! Ela saiu com a Brenda e voltou com um corte de cabelo totalmente novo! A noite fomos jantar em comemoração ao aniversário dela, voltamos e ficamos jogando sequence até tarde. A Brenda decidiu fazer cookies, que a Janeh gosta, e serviu com vela. Cantamos os parabéns mais uma vez, comemos cookies quentes com leite e fomos dormir!

Halloween

Randy Chunn nos levou para uma partida de futebol americano em um estádio, do time número um das escolas de segundo grau do Texas, e pudemos ver o povo na rua pedindo doces de casa em casa. Curioso a forma como os americanos comemoram este dia.

O Valente está pronto

O nosso carro ficou pronto no dia 3 (leia mais em Valente Renovado), e os gastos com o carro foram além do que tínhamos previsto, mas não tínhamos saída, pois o correto seria termos feito isso antes de viajarmos. Ao menos agora, temos um sistema elétrico totalmente novo, baterias novas, ar condicionado, um novo exaustor/ventilador na cozinha e um aquecedor a gás!

A parte legal de mexer no carro foi que nós fomos em diversos lugares que vendem peças e acessórios para motor homes, e descobrimos muita coisa legal. O Texas é o paraíso para quem tem RV.

O dia de partir está chegando e as dúvidas sobre para onde ir invadiram nossas mentes. Início de novembro e muitos parques começam a fechar por causa do frio, mas Deus foi dando direção e resolvemos seguir em direção ao Colorado. Planejamos a saída para dia amanhã, deixando então a família que nos acolheu por três maravilhosas semanas...

Leia mais em Fase I- Estados Unidos - Parques 

Desenvolvido por - RPA Design