Procedimento Padrão Fronteiras

Cruzar as fronteiras pode parecer difícil e, dependendo a fronteira, parecer muito difícil! Principalmente nas fronteiras sujas e cheias de "despachantes" da América Central!  Mas há um Procedimento Padrão* que precisa ser observado em todas elas:

Na Saída:

  1. Na Imigração, fazer saída pessoal, apresentando documento pessoal** e formulário de entrada do país(recebido na entrada).
  2. Na Aduana, fazer saída do veículo apresentando formulário da entrada (exceto saída do Brasil).

Na Entrada:

  1. Na Imigração, fazer a entrada pessoal (preenchendo o formulário de imigração) e apresentando documento pessoal**.
  2. Em seguida, somente o motorista, fazer entrada do veículo preenchendo formulário de importação do veículo apresentando documento pessoal**formulário de entrada da imigração, carteira de motorista e documento do veículo, e cópias *** dos documentos (exigência de 1 a 3 cópias, varia de fronteira para fronteira).
  3. Fazer vistoria do veículo, conforme orientação do pessoal da aduana, passar pelo Controle Sanitário**** para fumigação.

Importante: Todos os países (menos EUA) exigiram um seguro, em alguns casos, antes de fazer a entrada do veículo e, em outros, depois da entrada. Quando é exigido que seja feito antes, pode ser feito na própria fronteira.

 

** Documento Pessoal: Identidade para MERCOSUL ou passaporte para os demais.

*** Cópias - Á partir da fronteira do Equador, precisará de xerox (geralmente 2 cópias - ver a quantidade): do documento do carro, passaporte (frente e carimbo) ,formulário de entrada pessoal, carteira de habilitaçãoImportante: não dobrar as cópias! Pois tem aduanas que não aceitam xerox dobrados.

**** Controle Sanitário - Em todo o Chile e Perú o controle com alimentos é rigoroso, e acontece a cada mudança de região. Não permitem a entrada de frutas, verduras, ovos e em alguns casos sementes. Uma dica importante: Não tente burlar a fronteira e esconder os alimentos. Se a fronteira tiver cães e resolverem colocar no seu carro você vai amargar com uma multa considerável.

Desenvolvido por - RPA Design