Retorno - Uruguai

Onde os sonhos nasceram...

Na fronteira tudo correu perfeitamente. Quando chegamos a imigração, nem saímos do carro. Rapidamente nos fizeram a saída e entrada no mesmo lugar sem fazer nada. E dois metros à frente a aduana somente olhou o carro sem revistar nada e mandou seguir. Estamos tão acostumados a importar o carro e fazer revistas com cachorros que insistimos se não estava faltando nenhum trâmite. Nem a Carta Verde nos pediram! Tanto trabalho e não pediram. Ao menos estamos legais.

Seguimos até Las Cañas no Camping Playa Ubici. Acertamos o valor e olhamos o lugar bem as margens do rio Uruguai com vista para a ponte internacional. Um lugar indo e com um pôr do sol de tirar o folego!


Hoje o dia vai ser de limpeza na casa, lavar roupas e atualizar alguns dados aproveitando que temos internet. Armei o varal e ajudei a Janeh com as roupas, torcendo e pendurando. Depois, enquanto ela limpava a casa por dentro eu dava uma geral no porta malas e fora. Tudo arrumado, fizemos um deliciosa refeição, trabalhamos um pouco com fotos, diários e postagens.

A noite fiz umas linguicinhas na brasa e comemos com pão e uma cerveja para dois. Dia produtivo e tranquilo. O sentimento de estar acabando nos persegue e temos que lutar todo momento com isso. Não está acabando, apenas um projeto está sendo concluído. Depois já temos outro no nosso coração, além de que não sabemos os planos de Deus para o dia de amanhã. Não queremos perder o que conquistamos nos nossos hábitos, mudança de valores e relacionamentos. Queremos ser livres em todos os sentidos. Quando paramos nossa mente voa...

Colônia Suiza

Deixamos o camping em Las Cañas e fomos dar uma volta na cidade de Fray Bentos. Ali encontramos a típica cidade de interior do Uruguai. Tranquilidade, muita gente nos gramados mateando, passamos pelo Porto e pela Rambla onde vimos o museu da revolução industrial, que estava fechado. Muitos pastos com lindos cavalos soltos, em uma região de campo muito linda. Depois partirmos em direção à Colônia del Sacramento. 

 

Pé na estrada, seguimos pela Ruta 2, parando em um pequeno povoado para comprarmos uns pães e leite para um café. A Janeh disse que teríamos uma opção pelo IOverlander de um camping Hotel Suizo seguindo pela ruta 1, porém em direção a Montevidéu. E seguimos em direção ao Suíço a cidade de Nueva Helvética.

Não foi difícil encontrar e ali já havia dois carros acampados, um Suíço e um Alemão. Além de sete outros carros de diversas partes do mundo somente guardamos, pois os donos estão em seus países. Ali conhecemos a Melanie que viaja com seu esposo há 9 anos, desde que se aposentaram, e um casal da Alemanha, mais jovens do que nós, com uma criança de quatro anos, que após um ano entre Chile, Argentina, Uruguai e Brasil estão retornando à Alemanha. Quando falamos que fizemos em um ano todas as Américas, disseram que somos loucos. Hoje confesso que tenho que concordar com ele. Preparamos um lanche, tomamos um banho e fomos dormir.

Rever o Francisco e a Lorena

Saímos do  Hotel Suizo e nos dirigimos até a cidade de Canelones onde fomos nos encontrar com nossos amigos argentinos que vivem aqui. Lorena e Francisco, que conhecemos no início de 2013 em Colônia del Sacramento em uma praça. Ali fizemos amizade e mantemos contato pelas redes sociais, e hoje, finalmente, um reencontro. Nos receberam com todo carinho e de braços abertos.

Chegando a casa a Lorena já nos aguardava com um delicioso almoço, e sendo o dia das Mães aqui também, foi mais especial ainda. Após o almoço tivemos uma tarde muito gostosa cantando e tocando violão. Eles cantando em espanhol e nós em português. À tarde passou voando. À noite comemos uma deliciosa pizza que ela preparou e depois conversamos até mais tarde. Fomos dormir já bem cansados. Estacionamos o Valente em um gramado ao lado da casa e conectamos nosso carro na energia e ali dormimos tranquilos.

Que noite boa, nem tão frio nem tão quente!  Lugar silencioso e tranquilo. Acordamos e fomos a casa do Francisco e da Lorena. Eles já estavam acordados e já haviam tomado o café da manhã, pois seu ritmo diário é outro. Nós comemos cereal com aveia e conversamos mais um pouco.

De volta a Punta

A Lorena ligou para o Camping em Punta Ballena para nós perguntando por nossos amigos que conhecemos em Punta na vinda, e disseram que o Franz e a Emi estão no Brasil. Bem, diante desta notícia, decidimos ir para o Chuy, para passarmos em Novo Hamburgo na casa dos tios da Janeh, e tentar Gramado para encontrar o Franz.

Roteiro definido, nos despedimos, oramos juntos e partimos. Seguimos pela Ruta 8 e depois pela Ruta 9 para fugir do tradicional sem passar em Montevideo. Assim conhecemos outro caminho. Nessa região um pouco mais central passamos por alguns vinhedos e regiões de bodegas. Queremos chegar a Punta del Este e ir ao mercado e ainda curtir o pôr do sul da Punta Ballena ao lado da Casa Pueblo.

Chegamos a Punta Ballena e paramos no primeiro Posto Ancap onde costumamos parar para dar um "oi" na internet aproveitando a wifi, logo em seguida fomos ao centro em Punta del Este,  fomos ao supermercado, pegamos algumas coisas de alimentação e saímos. Retornando em direção ao Camping Punta Ballena fomos direto para deixar nossa entrada pronta e então seguimos para ver o pôr do sol.

Ali tiramos algumas fotos, aproveitamos o lugar, como sempre, mágico! Este é um lugar clássico, para vermos o pôr do sol. Relembramos que ali, no dia 01/01/2014, se consolidou a decisão de fazermos esta viagem. Estávamos decididos e desafiamos um ao outro a correr atrás, custasse o que custasse. E ali entregamos nossos sonhos e planos a Deus em uma oração na noite de virada de ano! Um ano e cinco meses depois, estávamos ali, no caso hoje, olhando e dizendo: missão cumprida! Qual será a próxima? Ficamos sonhando com nossos próximos projetos!

Um ano na estrada!

Hoje completamos 365 dias desde nossa saída de Blumenau, uma sensação estranha, de felicidade, (leia mais em Gratidão...). Mas não é momento de muita comemoração pois ainda não chegamos nem ao Brasil. Tomamos café, oramos agradecendo a Deus por essa data e saímos. Decidimos seguir pela praia e passar por toda a orla de Punta del Este e por La Barra para nos despedirmos e por ser uma viajem muito mais bonita.

Dirigimos a passos de tartaruga, apesar da distância ser curta a vontade de ficar por aqui é grande! Quando passamos pela entrada do Forte Santa Teresa, fomos a portaria e resolvemos dormir ali. Nisso encontramos um casal, o senhor Paulo e sua esposa, um casal de gaúchos que compraram uma master Renault 2003 e ele mesmo está fazendo a seu gosto. Ficamos de passar algumas dicas para ele amanhã.

Enquanto eu lavava a louça do café os nossos amigos vizinhos chegaram com o chimarrão e se sentaram para conversar um pouco. Conversamos um pouco e a hora voou. Pretendíamos sair cedo para passar no Chuy e comprar uns vinhos e seguir hoje ainda até Novo Hamburgo e nos atrasamos muito! Após nos despedirmos, seguimos em, direção ao Chuy e fomos ouvindo, por diversas vezes, a música "Tu és bom", em todo o tempo... Esta canção tocou os trinta quilômetros até o Chuy.

Despedida do Uruguai...

Ali neste momento foi uma emoção forte estar chegando oficialmente ao Brasil. Choramos juntos, fizemos um vídeo e nos emocionamos neste momento orando e glorificando a Deus.

Paramos na fronteira do Uruguai para fazer nossa saída e encontramos um motociclista de Goiás que estava retornando para sua casa. Ele veio falar conosco e eu, muito emocionado disse a ele que era um momento muito especial pois estávamos voltando ao Brasil após um ano fora e mostrei nossos adesivos atrás do carro. Estava meio choroso nesse momento e esse homem me abraçou como um velho amigo. Foi um anjo de Deus que estava ali para me abraçar nesse momento quando eu precisava de um abraço. Coisas que nunca vou entender. Carimbos no passaporte, deixamos o Uruguai para trás...

Leia mais em Diário de Fase I - Retorno - Brasil.

Desenvolvido por - RPA Design