Salmos 1

Comecei a ler salmos hoje, e o salmo 1 é sempre muito especial e apesar de já ter lido inúmeras vezes, sempre fala comigo de uma forma nova!

Nos primeiros versículos, nos revela o sutil caminho da queda, processual: anda, detém e se assenta! E nos alerta para este perigo! Quando nos permitimos andar buscando conselhos contrários á Palavra, logo, estaremos nos detento neste caminho e então, para sentar-se é só mais um passo!

Isso é interessante, poderíamos pensar que devemos então, andar afastado dos que não conhecem a Deus, ou não tem a Palavra como sua fonte de orientação, mas o texto não diz isso! Principalmente porque Jesus andou, se deteve e sentou com inúmeras pessoas que não temiam a Deus e nem O conheciam! 

E esta atitude, também faria o versículo 3 perder, o sentido: sombra e frutos pra quê e quem? Para si próprio? Não creio pois, de novo, isso entraria em contraste com diversos textos da própria Palavra!

Mas o versículo 2 esclarece isso: feliz o homem que tem a Lei do Senhor como sua conselheira, companheira e fonte de prazer! Porque isto o faz ser como a árvore, descrita no versiculo 3:

 'É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!' (Salmos 1:3). Árvore plantada junto a corrente de águas! Tem vida, é estável, tem descanso e alimento, mesmo em meio ao deserto! E atrai todos que tem sede e fome!

Interessante, que no deserto vemos árvores em três situações bem específicas: as que são trazidas de longe com raízes quatro vezes maiores que seu troo, para buscarem água para viver (como uma floresta plantada no caminho para a Laguna Chaxa, próximo a San Pedro de Atacama; as que estão a beira dos escassos riachos que cortam o deserto (considerados oásis no deserto); e as que são plantadas e irrigadas, uma a uma, nos lugares de escassez de água (como em Taltal, Sierra Gorda, Iquique e todas as cidades do norte).

Mas todas tem algo em comum: Precisam de água! Então, mais uma vez percebemos que a fonte de felicidade está na água! Jesus, é o Rio de vida que corre de trono de Deus, descrito em Ez.47:1 e Ap. 22:1. Trazendo vida por onde passa!

A árvore, que somos nós, só refletiremos o resultado da busca de nossas raízes! Que são nossos princípios, ou onde estamos firmados! Onde buscamos, quais são nossas fontes?

Que nossas raízes estejam sempre bem firmadas na terra fértil da Palavra e se estendam para as correntes de águas! Isso nos fará dar frutos  no tempo certo, ter folhas verdes, e bom êxito sempre!

Eis a receita para sermos felizes!

'É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!' (Salmos 1:3).

Desenvolvido por - RPA Design